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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
versão On-line ISSN 1981-4690
Resumo
HOLDERBAUM, Guilherme Garcia; PETERSEN, Ricardo Demétrio de Souza e GUIMARAES, Antônio Carlos Stringhini. Interação de variáveis biomecânicas na composição de "feedback" visual aumentado para o ensino do ciclismo. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.04, pp.553-569. ISSN 1981-4690.
O objetivo deste estudo foi testar uma metodologia para o ensino da técnica da pedalada do ciclismo utilizando variáveis biomecânicas para desenvolver um sistema de "feedback" visual aumentado (FVA). Participaram do estudo 19 indivíduos, sem experiência no ciclismo, divididos em grupo experimental (n = 10) e controle (n = 9). Inicialmente foi realizado um pré-teste para determinar o consumo máximo de oxigênio (VO2máx) bem como a carga de trabalho utilizada nas sessões práticas que correspondeu a 60% do VO2máx. Em seguida foram realizadas sete sessões de prática. O grupo experimental foi submetido ao FVA e o grupo controle ao "feedback" aumentado (FA). O teste de retenção mostrou um aumento de 21% na média do índice de efetividade (IE) do grupo experimental quando comparado ao grupo controle. Os resultados mostraram que variáveis biomecânicas são apropriadas para o desenvolvimento de FVA e podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem da técnica da pedalada do ciclismo.
Palavras-chave : Ciclismo; Técnica da Pedalada; Variáveis Biomecânicas; Aprendizagem Motora; "Feedback" Visual Aumentado.