SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número04Efeitos de um programa de atividade física sobre os sintomas depressivos e a qualidade de vida de idosos com demência de AlzheimerEfeito da amplitude de movimento no número máximo de repetições no exercício supino livre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

HOLDERBAUM, Guilherme Garcia; PETERSEN, Ricardo Demétrio de Souza  e  GUIMARAES, Antônio Carlos Stringhini. Interação de variáveis biomecânicas na composição de "feedback" visual aumentado para o ensino do ciclismo. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.04, pp.553-569. ISSN 1981-4690.

O objetivo deste estudo foi testar uma metodologia para o ensino da técnica da pedalada do ciclismo utilizando variáveis biomecânicas para desenvolver um sistema de "feedback" visual aumentado (FVA). Participaram do estudo 19 indivíduos, sem experiência no ciclismo, divididos em grupo experimental (n = 10) e controle (n = 9). Inicialmente foi realizado um pré-teste para determinar o consumo máximo de oxigênio (VO2máx) bem como a carga de trabalho utilizada nas sessões práticas que correspondeu a 60% do VO2máx. Em seguida foram realizadas sete sessões de prática. O grupo experimental foi submetido ao FVA e o grupo controle ao "feedback" aumentado (FA). O teste de retenção mostrou um aumento de 21% na média do índice de efetividade (IE) do grupo experimental quando comparado ao grupo controle. Os resultados mostraram que variáveis biomecânicas são apropriadas para o desenvolvimento de FVA e podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem da técnica da pedalada do ciclismo.

Palavras-chave : Ciclismo; Técnica da Pedalada; Variáveis Biomecânicas; Aprendizagem Motora; "Feedback" Visual Aumentado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )