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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versión On-line ISSN 1981-4690

Resumen

VITOR-COSTA, Marcelo; SILVA, Priscila Maia da  y  SORIANO, Jeane Barcelos. A avaliação da produtividade em pesquisa na educação física: reflexões sobre algumas limitações dos indicadores bibliométricos. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.04, pp.581-597. ISSN 1981-4690.

Nosso objetivo foi analisar as limitações da avaliação bibliométrica baseada no uso da citação; e refletir sobre a influência desta forma de avaliação da produção de conhecimento na área da Educação Física, especialmente na pós-graduação. Fizemos uma descrição das principais limitações dos indicadores (fator de impacto e índice h) utilizados no Brasil para avaliação da produção de pesquisa. Revistas e pesquisadores podem estar mudando seu comportamento para aumentar seu impacto no sistema de avaliação, com consequências como o distanciamento entre o que é produzido na área de conhecimento e sua relevância social e acadêmica. As formas de avaliação precisam ser (re)pensadas de forma mais profícua, quanto aos seus efeitos sobre a qualidade das publicações científicas. Consideramos fundamental um maior envolvimento por parte da comunidade acadêmica e científica, em discussões sobre as consequências que o uso desses indicadores baseados em citação pode trazer para a área da Educação Física

Palabras clave : Indicadores Bibliométricos-Fator de Impacto; Indicadores Bibliométricos-Índice H; Produção de Conhecimento; Educação Física.

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