SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue04A avaliação da produtividade em pesquisa na educação física: reflexões sobre algumas limitações dos indicadores bibliométricosCartas de referência do crescimento somático de crianças dos seis aos 10 anos de idade do Concelho da Maia, Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

FRAGA, Carina Helena Wasem; BIANCO, Roberto  and  GONCALVES, Mauro. Comparação do sinal EMG e das características da passada em diferentes protocolos de corrida incremental. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.04, pp.599-610. ISSN 1981-4690.

O objetivo do presente estudo foi comparar o sinal eletromiográfico, a frequência e a amplitude de passada entre diferentes intensidades de corrida: 60%, 80% e 100% da velocidade máxima em dois protocolos incrementais. Participaram deste estudo 11 corredores do sexo masculino. Os protocolos de corrida foram realizados com velocidades iniciais de 10 km.h-1, com incrementos de 1 km.h-1 a cada três minutos até a exaustão, que diferiram em relação ao intervalo entre cada estágio incremental: 30 e 120 segundos. Foram analisados valores RMS dos músculos iliocostal lombar, reto femoral, vasto lateral, vasto medial, bíceps femoral, tibial anterior, e gastrocnêmio, e a amplitude e frequência de passada. Os valores RMS mostraram aumento entre as intensidades para quase todos os músculos, e não foram influenciados pelo tipo de protocolo utilizado para maioria dos músculos. A frequência e amplitude de passada apresentaram contribuições percentuais diferenciadas para o aumento da velocidade de corrida.

Keywords : Eletromiografia; Cinemática; Corredores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )