SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número04A avaliação da produtividade em pesquisa na educação física: reflexões sobre algumas limitações dos indicadores bibliométricosCartas de referência do crescimento somático de crianças dos seis aos 10 anos de idade do Concelho da Maia, Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

FRAGA, Carina Helena Wasem; BIANCO, Roberto  e  GONCALVES, Mauro. Comparação do sinal EMG e das características da passada em diferentes protocolos de corrida incremental. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.04, pp.599-610. ISSN 1981-4690.

O objetivo do presente estudo foi comparar o sinal eletromiográfico, a frequência e a amplitude de passada entre diferentes intensidades de corrida: 60%, 80% e 100% da velocidade máxima em dois protocolos incrementais. Participaram deste estudo 11 corredores do sexo masculino. Os protocolos de corrida foram realizados com velocidades iniciais de 10 km.h-1, com incrementos de 1 km.h-1 a cada três minutos até a exaustão, que diferiram em relação ao intervalo entre cada estágio incremental: 30 e 120 segundos. Foram analisados valores RMS dos músculos iliocostal lombar, reto femoral, vasto lateral, vasto medial, bíceps femoral, tibial anterior, e gastrocnêmio, e a amplitude e frequência de passada. Os valores RMS mostraram aumento entre as intensidades para quase todos os músculos, e não foram influenciados pelo tipo de protocolo utilizado para maioria dos músculos. A frequência e amplitude de passada apresentaram contribuições percentuais diferenciadas para o aumento da velocidade de corrida.

Palavras-chave : Eletromiografia; Cinemática; Corredores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )