SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número04Cartas de referência do crescimento somático de crianças dos seis aos 10 anos de idade do Concelho da Maia, PortugalProfile of physical activity in daily life in physically independent elderly men and women índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

SANTIAGO, Leonéa Vitória; OLIVEIRA, Noêmia Belém de; BULHOES, Alexandre Magno Câncio  e  SIMOES, Antonio Carlos. Representações sociais do corpo: um estudo sobre as construções simbólicas em adolescentes. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.04, pp.627-643. ISSN 1981-4690.

Este estudo, de natureza exploratória descritiva, buscou compreender as representações do corpo em adolescentes, do nono ano de escolaridade em Portugal em ambos os gêneros. Entrevistas foram gravadas, recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo. Utilizou-se o programa informático NVivo para tratar os dados. Como resultado, verificamos que a herança cartesiana, concebe o corpo como extensão da mente. A representação feminina valoriza o estético, enquanto o corpo é instrumento e a saúde como valor, é representado pelo gênero masculino como forma de se estar no mundo. No lazer surge o movimento pelo movimento e de novo surge o convívio como valor. A comunicação social influência o sentido crítico de cada um. A anorexia nervosa é representada por questões socioculturais e os alunos não reconhecem a aluna diagnosticada com a patologia, no contexto escolar.

Palavras-chave : Educação; Educação Física; Corpo; Representações Sociais; Anorexia; Adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )