SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número04Profile of physical activity in daily life in physically independent elderly men and womenAs origens do judô brasileiro: a árvore genealógica dos medalhistas olímpicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

STAREPRAVO, Fernando Augusto; SOUZA, Juliano de  e  MARCHI JUNIOR, Wanderley. A teoria dos jogos competitivos de Norbert Elias como alternativa à leitura das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.04, pp.657-665. ISSN 1981-4690.

O mapeamento da produção científica recente sobre políticas públicas de esporte e lazer no Brasil nos apresentou um conjunto de produções, que em sua maioria são trabalhos em andamento, com o predomínio de exposições empíricas, com procedimentos metodológicos bem definidos, mas que, não apresentam um diálogo consistente com a literatura. Nos trabalhos que apresentam uma maior consistência teórica, os autores normalmente adotam uma postura de crítica ao neoliberalismo, entendendo que este modelo, em função dos interesses do capital, leva o Estado a intervir cada vez menos no âmbito social, repassando esta função a setores organizados da sociedade civil. Diante desse quadro ligeiramente evocado e na tentativa de ampliá-lo, procuramos apresentar neste artigo uma possibilidade de leitura das políticas públicas de esporte e lazer, amparados nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria dos Jogos Competitivos de Norbert Elias.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Esporte e Lazer; Teoria dos Jogos Competitivos; Norbert Elias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )