SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número04As origens do judô brasileiro: a árvore genealógica dos medalhistas olímpicosOs conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da educação física na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

GUEDES, Dartagnan Pinto; LEGNANI, Rosimeide Francisco Santos  e  LEGNANI, Elto. Motivos para a prática de exercício físico em universitários e fatores associados. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.04, pp.679-689. ISSN 1981-4690.

Objetivo do estudo foi identificar motivos para prática de exercício físico em universitários de acordo com sexo, idade e condição econômica. Amostra foi constituída por 2380 sujeitos (1213 moças e 1167 rapazes), com idades entre 18 e 35 anos. Motivos para prática de exercício físico foram identificados mediante versão traduzida do Exercise Motivations Inventory (EMI-2). Rapazes reportaram oferecer significativamente maior importância para prática de exercício físico em motivos identificados com Condição Física e Competição, e moças com Controle de Peso Corporal e Aparência Física. Motivos relacionados à Prevenção de Doenças, ao Controle de Peso Corporal e à Reabilitação de Saúde aumentaram significativamente com a idade. Motivos associados ao Controle de Peso Corporal e à Aparência Física receberam importância significativamente maior pelos universitários mais privilegiados economicamente. Concluindo, resultados encontrados poderão contribuir para delineamento de programas de promoção de exercício físico e provável redução dos casos de abandono entre os universitários.

Palavras-chave : Motivação; EMI-2; Atividade Física; Adulto Jovem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )