SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número04Motivos para a prática de exercício físico em universitários e fatores associadosIntenção de mudança de comportamento em adolescentes para a prática de atividades físicas de lazer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versión On-line ISSN 1981-4690

Resumen

ROSARIO, Luís Fernando Rocha  y  DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da educação física na escola. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.04, pp.691-704. ISSN 1981-4690.

O propósito desse estudo foi investigar as relações entre os conteúdos das disciplinas de História e Ciências com a Educação Física. Assim, buscou-se apontar princípios para a organização dos conteúdos conforme os ciclos escolares do 6° ao 9° ano, garantindo sua integração com o projeto político pedagógico. Os resultados mostraram que os livros das demais disciplinas auxiliam a sistematização dos conteúdos da Educação Física na escola e que é fundamental o professor participar da elaboração do projeto político pedagógico e dos projetos de ensino, além de conhecer os livros didáticos adotados pela escola. Da mesma forma, é importante que se esclareça aos demais professores o corpo de conhecimentos específicos da Educação Física e qual seu papel nos projetos escolares, possibilitando a reflexão sobre como organizar os conteúdos e sobre como aproveitar as informações deste trabalho.

Palabras clave : Livro Didático; Princípios de Ensino; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )