SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número04Os conteúdos escolares das disciplinas de história e ciências e suas relações com a organização curricular da educação física na escolaAtitude crítica de idosos sobre atividade física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

MACIEL, Marcos Gonçalves  e  VEIGA, Ricardo Teixeira. Intenção de mudança de comportamento em adolescentes para a prática de atividades físicas de lazer. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.04, pp.705-716. ISSN 1981-4690.

O objetivo deste estudo foi investigar a intenção da mudança de comportamento de adolescentes de diferentes níveis socioeconômicos (NSE) para a prática de atividades físicas de lazer, adotando o Modelo Transteorético e a Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Foi realizado um estudo transversal com a participação de 416 adolescentes, pertencentes a escolas do ensino médio nas cidades de Belo Horizonte e Contagem/MG, com média de idade de 16,4 ± 1,2 anos. As análises foram feitas utilizando estatísticas descritivas e paramétricas (ANOVA e regressão logística). Os resultados encontrados demonstraram que a maioria dos adolescentes é inativa no lazer, e às variáveis, sexo, atitude e controle percebido são os fatores mais relevantes para classificar o nível de atividade física de lazer, sendo que as variáveis sociais (nível socioeconômico e norma subjetiva) têm pouca importância para predizer a intenção de mudança de comportamento para a prática dessas atividades.

Palavras-chave : Atividade Física de Lazer; Estágio de Mudança de Comportamento; Teoria do Comportamento Planejado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )