SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número04Intenção de mudança de comportamento em adolescentes para a prática de atividades físicas de lazerInterferência contextual e nível de habilidade na aprendizagem do serviço do voleibol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

OKIMURA-KERR, Tiemi  e  OKUMA, Silene Sumire. Atitude crítica de idosos sobre atividade física. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.04, pp.717-729. ISSN 1981-4690.

O objetivo deste estudo foi analisar a atitude crítica em relação à atividade física dos idosos do Programa Autonomia para Atividade Física. Participaram do estudo 18 sujeitos que responderam duas questões abertas após vivência das seguintes aulas: atividade rítmica, yoga, dança circular, tai chi chuan, dança de salão, aerobox e atividades para idosos orientadas através de vídeo. A análise qualitativa resultou em duas categorias de respostas: reflexão sobre necessidades pessoais e reconhecimento de inadequações nas atividades propostas. Dessas respostas, 43% indicam reflexão crítica e 37% apontam inadequações. Os resultados sugerem que a maioria das respostas não demonstra atitude crítica em relação às aulas vivenciadas. Entretanto, uma das limitações deste estudo foi a dificuldade dos alunos no procedimento da escrita, indicando a necessidade de criar outras estratégias para avaliar a população idosa que é heterogênea em termos de escolarização e experiências de vida.

Palavras-chave : Autonomia para Atividade Física; Idosos; Educação Permanente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )