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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

NHAMUSSUA, Domingos Manuel; PRISTA, António; BASSO, Luciano  e  TANI, Go. Interferência contextual e nível de habilidade na aprendizagem do serviço do voleibol. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.04, pp.731-740. ISSN 1981-4690.

Este estudo investigou o efeito da interferência contextual (IC) na aquisição do serviço do voleibol em adolescentes com diferentes níveis de habilidade, considerando os testes de transferência imediato e retardado. A amostra foi composta por 56 meninas com idade entre 14 e 16 anos, distribuídas em quatro grupos de prática: aleatório com nível superior de habilidade (GAS), blocos com nível superior de habilidade (GBS), aleatório com nível inferior de habilidade (GAI) e blocos com nível inferior de habilidade (GBI). A tarefa motora consistiu dos serviços por baixo e por cima direcionados a alvos na quadra. Os resultados mostraram que o efeito da IC não foi observado nos grupos GAI e GBI, por outro lado, os grupos GAS e GBS apresentaram melhor desempenho no teste de transferência imediato. A ausência de diferenças significativas no teste de transferência retardado sugere que o efeito da IC pode ser temporário.

Palavras-chave : Prática Variada; Aprendizagem Motora; Nível de Habilidade.

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