SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número04Interferência contextual e nível de habilidade na aprendizagem do serviço do voleibol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

LAMAS, Leonardo; BARRERA, Junior; OTRANTO, Guilherme  e  UGRINOWITSCH, Carlos. Elementos estruturais de um modelo formal dos esportes coletivos de invasão. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2012, vol.26, n.04, pp.741-753. ISSN 1981-4690.

O desenvolvimento de um modelo formal da estratégia e da dinâmica do jogo constitui uma contribuição científica original no contexto dos esportes coletivos de invasão. O procedimento construtivo de uma estratégia definido no modelo é composto de cinco conjuntos de elementos ordenados em níveis hierárquicos, que suportam o desenho de estratégias capazes de orientar adequadamente uma equipe em um jogo. Uma vez definido o modelo da estratégia, a formalização da dinâmica do jogo permite sua contextualização no momento de sua aplicação para orientar os jogadores no confronto. O jogo teve sua estrutura decomposta e suas propriedades dinâmicas fundamentais foram definidas. Dessa forma, a modelagem da dinâmica da oposição e da estratégia se complementam, pois definem os momentos nos quais a informação estratégica é utilizada pelos jogadores. A estrutura formal apresentada inaugura uma linha de pesquisa que poderá contribuir para limitar a subjetividade na definição dos critérios de análise de futuros desenhos experimentais, levando à interpretações e comparações mais acuradas dos resultados dos estudos.

Palavras-chave : Estratégia; Tática; Jogo; Modelagem Matemática; Sistemas Dinâmicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )