SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Prática da ginástica laboral por trabalhadores das indústrias do Rio Grande do Sul, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

MELO, Maria Mafalda  e  LOPES, Vitor Pires. Associação entre o índice de massa corporal e a coordenação motora em crianças. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.01, pp.07-13. ISSN 1981-4690.

O propósito do estudo foi analisar a associação entre o índice de massa corporal (IMC) e a coordenação motora (CM). Foram avaliadas 794 crianças (seis a nove anos) de ambos sexos na CM, com a bateria de testes KTK. O IMC foi calculado a partir das medidas de peso e estatura (Peso(kg)/Estatura (cm2)). Quer nas meninas (χ2 = 93,96; p < 0,001) quer nos meninos (χ2 = 46,98; p < 0,001) ocorreram diferenças significativas na CM entre os três grupos do IMC (normoponderais, sobrepeso, obesos). Os normoponderais de ambos os sexos obtiveram melhores resultados do que os sujeitos com sobrepeso e estes obtiveram melhores resultados do que os obesos. A CM está moderada e negativamente associada com o IMC e a associação aumenta durante a infância (-0,16 a -0,50). As crianças com sobrepeso e obesas de ambos os sexos apresentaram menores níveis de CM do que as crianças normoponderais.

Palavras-chave : Obesidade; Desempenho Psicomotor; Atividade Física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )