SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Desempenho coordenativo de crianças: construção de cartas percentílicas baseadas no método LMS de Cole e GreenPresença de fatores de risco de doenças cardiovasculares e de lesões em praticantes de corrida de rua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

COLEDAM, Diogo Henrique Constantino; ARRUDA, Gustavo Aires de; DOS-SANTOS, Júlio Wilson  e  OLIVEIRA, Arli Ramos de. Relação dos saltos vertical, horizontal e sêxtuplo com a agilidade e velocidade em crianças. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.01, pp.43-53. ISSN 1981-4690.

Os objetivos do presente estudo foram: 1) verificar a relação dos saltos vertical, horizontal e sêxtuplo com a agilidade e velocidade de 5, 10 e 25 m; 2) verificar a capacidade desses saltos em predizer o desempenho da agilidade e velocidade de 5, 10 e 25 m em crianças. Vinte e oito meninos (9,47 ± 0,64 anos) e 30 meninas (9,69 ± 0,70 anos) foram avaliados. Os valores de correlação entre a agilidade, velocidade de 5, 10 e 25 m foram, respectivamente, r = 0,63, 0,51, 0,44 e 0,64 com o salto vertical, r = 0,68, 0,62, 0,28 e 0,62 com o salto sêxtuplo, e r = 0,60, 0,50, 0,26 e 0,57 com o salto horizontal. O salto vertical e o salto sêxtuplo foram capazes de predizer o desempenho da agilidade e da velocidade de 25 m (p <0,05). Além disso, demonstraram capacidade de predizer a velocidade de 5 e 10 m, respectivamente (p <0,05). Os testes de salto vertical e sêxtuplo podem ser utilizados para avaliação e controle do treinamento com crianças praticantes de atividades que demandam agilidade e velocidade, uma vez que ambos os saltos predisseram o desempenho da agilidade e velocidade, o que não ocorreu com o salto horizontal.

Palavras-chave : Corrida; Desempenho Motor; Potência de Membros Inferiores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )