SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Relação dos saltos vertical, horizontal e sêxtuplo com a agilidade e velocidade em criançasCorrida em esteira e exercícios de força: efeitos agudos da ordem de realização sobre a hipotensão pós-exercício índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

ISHIDA, Jaqueline de Castro; TURI, Bruna Camilo; PEREIRA-DA-SILVA, Márcio  e  AMARA, Sandra Lia do. Presença de fatores de risco de doenças cardiovasculares e de lesões em praticantes de corrida de rua. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.01, pp.55-65. ISSN 1981-4690.

Este estudo descreveu as características antropométricas e presença de fatores de riscos cardiovasculares (Parte1) bem como a ocorrência de lesões (Parte 2) em corredores de rua. Índice de massa corporal, pressão arterial (PA), circunferência abdominal (CA) e presença de lesões foram avaliadas em 94 corredores. Destes, 38,5% eram hipertensos auto-referidos, mas 41,9% estavam com a PA alterada no dia. Dentre os auto-referidos sem problemas de saúde, foram encontradas alterações na PA (42%), na CA (9,8%) e 6% apresentaram risco cardiovascular moderado. Verificou-se que 34% já sofreram lesão, sendo que 67,7% foram derivadas de treinos ou competições. Idade, distância da prova e realização de outras atividades foram associados com a ocorrência de lesão. Os resultados do presente estudo nos permitem concluir que os praticantes de pedestrianismo apresentam uma condição física propícia ao comprometimento cardiovascular durante uma prova e ao surgimento de lesões, sugerindo campanhas de conscientização sobre a condição de saúde neste público.

Palavras-chave : Pedestrianismo; Saúde; Hipertensão; Lesões.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )