SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01Presença de fatores de risco de doenças cardiovasculares e de lesões em praticantes de corrida de ruaInfluência da fadiga no equilíbrio do pé de apoio de jogadores de futebol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

SANTIAGO, Denilson Alves et al. Corrida em esteira e exercícios de força: efeitos agudos da ordem de realização sobre a hipotensão pós-exercício. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.01, pp.67-73. ISSN 1981-4690.

Este estudo analisou as respostas de pressão arterial sistólica (PAS) e pressão arterial diastólica (PAD) após duas sessões de exercício concorrente realizado em diferentes ordens (aeróbio-força (AF), e forçaaeróbio (FA)). Quinze indivíduos normotensos foram submetidos a duas sessões de exercício realizadas em dias distintos na seguinte sequência AF e FA. A PAS e PAD foram medidas antes e a cada 15 min durante 60 min de recuperação pós-exercício. Houve hipotensão pós-exercício (HPE) para PAS, aos 30 min (-7,4 mmHg), 45 min (-12,14 mmHg) e 60 min (-15,14 mmHg) de recuperação na sessão AF. Já na FA houve HPE apenas aos 60 min (-8,34 mmHg) de recuperação. A variação da PAS e PAD entre as sessões revelou HPE maior aos 15 min, 45 min e 60 min na PAS; e aos 45 min na PAD comparando-se AF a FA. A realização de exercício aeróbio antes do de força resultou em maior HPE para adultos jovens.

Palavras-chave : Exercício Aeróbio; Exercício de Força; Hipotensão Pós-Exercício.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )