SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01As (des)construções de gênero e sexualidade no recreio escolarParticipation motivation questionnaire: tradução e validação para uso em atletas-jovens brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

GLANER, Maria Fátima; PELEGRINI, Andreia; CORDOBA, Claudio Olavo  e  POZZOBON, Maria Elizete. Associação entre insatisfação com a imagem corporal e indicadores antropométricos em adolescente. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.01, pp.129-136. ISSN 1981-4690.

O objetivo foi verifi car a associação entre a insatisfação com a imagem corporal, o índice de massa corporal (IMC), a adiposidade corporal e a obesidade abdominal em adolescentes. Participaram 637 adolescentes (11-17 anos) de ambos os sexos. Foram medidos massa corporal, estatura, perímetro do abdômen, dobras cutâneas do tríceps e perna medial e, coletadas informações referentes a imagem corporal. O IMC, a obesidade abdominal e a adiposidade corporal foram usados como referência em relação ao desfecho. A prevalência de insatisfação com a imagem corporal foi de 60% (rapazes = 54,3%, moças = 65,2%; p < 0,05). Os rapazes com IMC baixo e obesidade abdominal apresentaram, respectivamente, 4,31 e 4,93 vezes mais chance de insatisfação corporal. As moças com IMC alto e adiposidade corporal alta apresentaram, respectivamente, 6,81 e 1,95 vezes mais chance de insatisfação corporal. Enquanto nos rapazes o IMC baixo e a obesidade abdominal apresentaram associação com a insatisfação corporal; nas moças o IMC e a adiposidade corporal elevados estiveram associados.

Palavras-chave : Antropometria; Imagem Corporal; Dobras Cutâneas; Gordura Abdominal; IMC.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )