SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue01Participation motivation questionnaire: tradução e validação para uso em atletas-jovens brasileirosEffects of intensified training and taper on immune function author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

SILVEIRA, Sérgio Roberto et al. Aquisição da habilidade motora rebater na Educação Física escolar: um estudo das dicas de aprendizagem como conteúdo de ensino. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.01, pp.149-157. ISSN 1981-4690.

O objetivo do estudo foi investigar o efeito das dicas verbais na aquisição da habilidade rebater na Educação Física Escolar (EFE), com foco de atenção no seu aspecto perceptivo e motor. Participaram do estudo 84 alunos de três turmas de uma escola (faixa etária entre seis a oito anos). Cada turma correspondeu a um grupo: sem dicas, com dica perceptiva e com dica motora. O experimento teve três fases: pré-teste, aulas de EFE e pós-teste. O grupo com dica perceptiva apresentou melhores resultados. Portanto, verificou-se o efeito das dicas relacionado com a especificidade da tarefa no que se refere às suas demandas de processamento. Assim concluiu-se que a dica de aprendizagem relacionada à especificidade da tarefa mostrou o seu potencial como um conhecimento que orienta os alunos em direção à melhoria da qualidade do movimento, confirmando a possibilidade de sua inclusão como conteúdo de ensino da EFE.

Keywords : Educação Física Escolar; Aprendizagem do Movimento; Dicas Verbais; Conteúdo de Ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )