SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue02Comparison of electromyographic and kinematics variables between a triathlon running and a prolonged runningInfluence of competitive level and tactical position on parameters of aerobic performance in professional soccer athletes from Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

SILVA-BATISTA, Carla et al. Comparação de inibições medulares entre indivíduos com doença de Parkinson e saudáveis. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.02, pp.187-197. ISSN 1981-4690.

O objetivo do presente estudo foi comparar os níveis de inibição pré-sináptica (IPS) e inibição recíproca (IR) entre indivíduos com Doença de Parkinson e saudáveis e, a correlação entre essas inibições e a rigidez muscular e a severidade clínica de indivíduos com Doença de Parkinson (avaliadas através da Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson). Foram avaliados 11 indivíduos nos estágios 2 e 3 da doença e 13 indivíduos saudáveis pareados pela idade. A IPS foi menor em indivíduos com Doença de Parkinson (31,6%) do que em saudáveis (67,1%) (p = 0,02). A IR não diferiu entre indivíduos com Doença de Parkinson (26,9%) e saudáveis (27,6%) (p = 0,91). Adicionalmente, não foram detectadas correlações entre os níveis de IPS com a rigidez e a severidade clínica (p > 0,05). Portanto, mecanismos inibitórios não explicam totalmente a rigidez muscular e a severidade clinica da doença. Alterações entre ativação de músculos agonistas e antagonistas parecem estar relacionadas a influências supraespinhais anormais nos mecanismos espinhais decorrentes da doença.

Keywords : Reflexo-H; Medula Espinhal; Inibição Pré-Sináptica; Inibição Recíproca Dissináptica; Doença de Parkinson.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )