SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número02Percepção de estresse: associação com a prática de atividades físicas no lazer e comportamentos sedentários em trabalhadores da indústriaA identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versión On-line ISSN 1981-4690

Resumen

BRITO, Leandro Teófilo de  y  SANTOS, Mônica Pereira dos. Masculinidades na educação física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.02, pp.235-246. ISSN 1981-4690.

Este estudo de caso teve como objetivo identificar os processos de inclusão/exclusão, em uma turma masculina de Educação Física escolar do ensino fundamental. Inclusão/exclusão, neste trabalho, são termos entendidos em uma relação dialética, um fenômeno compreendido sob uma característica dinâmica e indissociável, onde não se pode considerá-los através de significados distintos. Constatamos através da observação participante, com anotações em diário de campo, que o mecanismo central de inclusão/exclusão esteve baseado no desempenho físico e motor para a prática esportiva, em conjunto com uma competitividade exacerbada, característica central do modelo hegemônico de masculinidade, que se fez predominante entre os meninos nas aulas. Reconhecemos que a prática pedagógica do(a) professor(a) pode influenciar as interações entre os sujeitos, durante as atividades corporais, permitindo o convívio harmonioso de formas múltiplas de masculinidades entre os alunos, em direção ao movimento pela inclusão nas aulas de Educação Física e na Educação, de uma maneira geral.

Palabras clave : Gênero; Educação; Esporte.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )