SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue02Masculinities in school Physical Education: a study on the processes of inclusion/exclusionAnalysis of burnout syndrome and coping strategies in Brazilian athletes beach volleyball author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

PEREIRA, Ana Luísa; FERREIRA, Cátia Patrícia Pereira; GOMES, Patrícia Maria Silva  and  BATISTA, Paula Maria Fazendeiro. A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.02, pp.247-267. ISSN 1981-4690.

O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo foi cartografar a tipologia de estudos empíricos realizados acerca da Identidade Profissional do professor. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados eletrônicas ISI Web of Knowledge, ERIC, SPORTDiscus e SCOPUS entre 2001 e 2012. As equações de pesquisa foram “Professional Identity” AND “Teacher”, no campo título e “Professional Identity” AND “Teacher” AND “Physical Education”, no campo "Abstract", tendo sido integrados 42 artigos. A análise de conteúdo, com categorias definidas "a priori", foi a técnica utilizada: a) foco do estudo; b) ano e local de publicação; c) objetivos; d) participantes; e) instrumentos e f) principais conclusões. Os resultados evidenciaram um aumento da pesquisa na área e nas metodologias qualitativas. Estas colocam o desenvolvimento profissional como elemento central no processo de (re)construção da Identidade Profissional, sendo que ao nível do professor de Educação Física a pesquisa ainda é escassa

Keywords : Identidade Profissional; Professor; Desenvolvimento Profissional; Educação Física; Revisão Sistemática da Literatura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )