SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número02Masculinidades na educação física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusãoAnálise da síndrome de "burnout" e das estratégias de "coping" em atletas brasileiros de vôlei de praia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versión On-line ISSN 1981-4690

Resumen

PEREIRA, Ana Luísa; FERREIRA, Cátia Patrícia Pereira; GOMES, Patrícia Maria Silva  y  BATISTA, Paula Maria Fazendeiro. A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.02, pp.247-267. ISSN 1981-4690.

O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo foi cartografar a tipologia de estudos empíricos realizados acerca da Identidade Profissional do professor. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados eletrônicas ISI Web of Knowledge, ERIC, SPORTDiscus e SCOPUS entre 2001 e 2012. As equações de pesquisa foram “Professional Identity” AND “Teacher”, no campo título e “Professional Identity” AND “Teacher” AND “Physical Education”, no campo "Abstract", tendo sido integrados 42 artigos. A análise de conteúdo, com categorias definidas "a priori", foi a técnica utilizada: a) foco do estudo; b) ano e local de publicação; c) objetivos; d) participantes; e) instrumentos e f) principais conclusões. Os resultados evidenciaram um aumento da pesquisa na área e nas metodologias qualitativas. Estas colocam o desenvolvimento profissional como elemento central no processo de (re)construção da Identidade Profissional, sendo que ao nível do professor de Educação Física a pesquisa ainda é escassa

Palabras clave : Identidade Profissional; Professor; Desenvolvimento Profissional; Educação Física; Revisão Sistemática da Literatura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )