SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número02Análise da síndrome de "burnout" e das estratégias de "coping" em atletas brasileiros de vôlei de praiaFisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

DIAS, Diogo Inácio  e  CORREIA, Walter Roberto. Educação Física no ensino médio como objeto de estudo da produção acadêmico-científica nos periódicos nacionais. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.02, pp.277-287. ISSN 1981-4690.

O presente trabalho teve por objetivo descrever e caracterizar a inserção da temática Educação Física no Ensino Médio no âmbito dos periódicos nacionais de Educação Física e Esporte (período 2005-2010). Foram explorados 3313 artigos publicados em periódicos classificados nos extratos A e B do sistema Qualis/CAPES. Destes, 31 artigos (1,06%) trazem a temática da Educação Física no Ensino Médio. Baseando-se na proposição de ANTUNES et al.14, foi possível classificar estes 31 artigos nas seis categorias seguintes: Processo Ensino-Aprendizagem e Indefinido: oito artigos (25,80% cada); Finalidade: sete (22,6%); Caracterização: seis (19,35%); Epistemologia: dois (6,5%); e Formação de Professores: nenhum artigo (0%). Os dados revelam uma restrição na produção de conhecimento no campo da Educação Física e Educação Física no Ensino Médio, sugerindo a necessidade de desenvolver um entrecruzamento estratégico das dimensões epistemológicas da área com as pesquisas de caráter aplicado, perpassando pelas questões inerentes ao processo de formação docente.

Palavras-chave : Educação Física Escolar; Ensino Médio; Produção Acadêmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )