SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número03Associação entre o nível de atividade física de lazer e o desempenho cognitivo em crianças saudáveisPrescrição de caminhada não supervisionada, risco cardiovascular e aptidão físical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

PEREZ, Anselmo José. Efeitos de diferentes modelos de periodização do treinamento aeróbio sobre parâmetros cardiovasculares, metabólicos e composição corporal de bombeiros militares. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.03, pp.363-376. ISSN 1981-4690.

O objetivo do estudo foi analisar o efeito de programa de treinamento aeróbio sobre parâmetros cardiovasculares, metabólicos e de composição corporal comparando diferentes periodizações. Sessenta e cinco bombeiros militares/ES (25,9 ± 0,6 anos) foram divididos em quatro grupos: controle (Gcon, n =15) sem tratamento; ondulatório (Gond, n = 18), escalonado (Ges, n = 17), e crescente (Gcres, n = 15), e treinaram 13 semanas, três sessões semanais de 30 minutos e intensidades de 60% a 90% FCmáx. A frequência cardíaca (FC) foi controlada em todas as sessões . Antes e após o programa foram realizadas avaliações antropométricas e teste cardiopulmonar (Aerosport TEEM-100). Houve redução no percentual de gordura, bradicardia em repouso e da FC submáxima com aumento do consumo de oxigênio, e redução do duplo produto, da PAD em repouso para os três grupos treinados, sem vantagens adicionais para o Gcres. Esses resultados sugerem que programas de treinamento aeróbio com distribuição de intensidade ao longo das semanas de forma escalonada e/ou ondulatória podem ser mais apropriados para indivíduos não atletas.

Palavras-chave : Treinamento Físico; Periodização; Frequência Cardíaca; Saúde Cardiovascular; Bradicardia; Adaptação Fisiológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )