SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número03Prescrição de caminhada não supervisionada, risco cardiovascular e aptidão físicalTem um queniano correndo entre nós: atletismo e migração no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

GIGLIO, Sérgio Settani  e  RUBIO, Kátia. Futebol profissional: o mercado e as práticas de liberdade. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.03, pp.387-400. ISSN 1981-4690.

A proposta deste artigo foi entender a relação entre a estrutura vigente do futebol profissional, que coloca os atletas em um mercado de trabalho restrito, e as práticas de liberdade como forma de posicionamento dos atletas diante da estrutura que, ao mesmo tempo, valida e controla as suas carreiras. Dessa forma, o texto foi estruturado de modo a discutir o Esporte Moderno e o controle que a Federação Internacional de Futebol (FIFA) exerce sobre futebol profissional, a mercadorização e a circulação dos jogadores brasileiros em busca dos mercados futebolísticos no exterior. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, as práticas de liberdade foram discutidas a partir de dois episódios envolvendo os jogadores Neymar e Paulo Henrique Ganso, para entender como as suas reivindicações seguem rumos distintos. Como resultado as práticas de liberdade no futebol consistem na ação dos atletas em não se deixarem reduzir à condição de “peça” ou de “mercadoria”.

Palavras-chave : Jogadores; Mercado do Futebol; Futebol Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )