SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue03The media coverage about doping in London 2012 Olympic Games: the case of G1 websiteAssociation between nutritional status, body adiposity, body self-image and risk for eating disorders in female college students athletes of collective sports author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

SANCHOTENE, Mônica Urroz  and  MOLINA NETO, Vicente. Rotinas, estratégias e saberes de professores de educação física: um estudo de caso etnográfico. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.03, pp.447-457. ISSN 1981-4690.

O presente artigo buscou identificar a constituição da prática pedagógica de professores de educação física e compreender qual a relação entre as experiências vividas pelos professores e a sua prática pedagógica. Desenvolvemos um estudo de caso etnográfico com sete professores de educação física de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA). Foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas e 200 horas de observação participante. A pesquisa está fundamentada nas teorias da ação e na nova epistemologia da prática. Identificamos que os professores desenvolvem rotinas e estratégias criativas, baseadas fundamentalmente em suas experiências vividas, para alcançar os objetivos de suas aulas e que sua prática pedagógica está relacionada aos saberes que os mesmos produziram ao longo de seu ciclo de vida. O estudo foi apresentado aos colaboradores como forma de validação da pesquisa e de estabelecer um diálogo que propiciasse aos professores refletir sobre as suas práticas.

Keywords : Educação Física; Prática Pedagógica; Experiências Vividas; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )