SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue03Association between nutritional status, body adiposity, body self-image and risk for eating disorders in female college students athletes of collective sportsEffects of self-controlled feedback on the learning of ball throwing in rhythmic gymnastics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

BERTINI JUNIOR, Nestor  and  TASSONI, Elvira Cristina Martins. A educação física, o docente e a escola: concepções e práticas pedagógicas. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.03, pp.467-483. ISSN 1981-4690.

Este artigo baseia-se em um estudo que investigou de que maneira as mudanças ocorridas na área da educação física vêm marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica. Trata-se de pesquisa qualitativa, investigando quatro professores de educação física, selecionados segundo os seguintes critérios: atuar no ensino público em escolas diferentes, ter tempo de formado e de docência diferentes entre eles. Os dados foram coletados através de entrevistas recorrentes. Este procedimento baseia-se em algumas etapas de entrevistas seguida de categorização dos dados após cada uma delas. Os sujeitos participam ativamente completando, alterando e esclarecendo informações, interagindo com o pesquisador. Os resultados possibilitaram identificar que as mudanças ocorridas na área da educação física, na visão dos docentes investigados, influenciam desde os aspectos relacionados à formação inicial, passando pelas condições de trabalho na escola e a forma de organizar a prática pedagógica, influenciando na valorização da área, bem como do docente

Keywords : Práticas Pedagógicas; Formação do Educador; Educação Física; Entrevistas Recorrentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )