SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número03Relação entre estado nutricional, adiposidade corporal, percepção de autoimagem corporal e risco para transtornos alimentares em atletas de modalidades coletivas do gênero femininoEfeitos do "feedback" autocontrolado na aprendizagem do lançamento da bola da ginástica rítmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

BERTINI JUNIOR, Nestor  e  TASSONI, Elvira Cristina Martins. A educação física, o docente e a escola: concepções e práticas pedagógicas. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.03, pp.467-483. ISSN 1981-4690.

Este artigo baseia-se em um estudo que investigou de que maneira as mudanças ocorridas na área da educação física vêm marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica. Trata-se de pesquisa qualitativa, investigando quatro professores de educação física, selecionados segundo os seguintes critérios: atuar no ensino público em escolas diferentes, ter tempo de formado e de docência diferentes entre eles. Os dados foram coletados através de entrevistas recorrentes. Este procedimento baseia-se em algumas etapas de entrevistas seguida de categorização dos dados após cada uma delas. Os sujeitos participam ativamente completando, alterando e esclarecendo informações, interagindo com o pesquisador. Os resultados possibilitaram identificar que as mudanças ocorridas na área da educação física, na visão dos docentes investigados, influenciam desde os aspectos relacionados à formação inicial, passando pelas condições de trabalho na escola e a forma de organizar a prática pedagógica, influenciando na valorização da área, bem como do docente

Palavras-chave : Práticas Pedagógicas; Formação do Educador; Educação Física; Entrevistas Recorrentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )