SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue03Physical education, the teacher and the school: conceptions and pedagogical practicesMetabolic regulation during sport events: factual interpretations and inadequate allegations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

LEMOS, Anielle; CHIVIACOWSKY, Suzete; AVILA, Luciana Toaldo  and  GENTILINI, Ricardo Drews. Efeitos do "feedback" autocontrolado na aprendizagem do lançamento da bola da ginástica rítmica. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.03, pp.485-492. ISSN 1981-4690.

O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da frequência autocontrolada de "feedback" na aprendizagem do lançamento da bola da ginástica rítmica. A amostra foi constituída de 24 crianças, de sete a 10 anos de idade, distribuídas em dois grupos em relação aos diferentes tipos de condições de "feedback": autocontrolado e externamente controlado. O estudo foi composto de uma fase de prática e um teste de retenção. Os resultados de um questionário revelaram que a maioria dos participantes do grupo autocontrolado solicitou "feedback" principalmente após as boas tentativas de prática, enquanto os participantes do grupo "yoked" indicaram ter recebido "feedback" nas tentativas em que o desejavam. Nenhuma diferença foi encontrada em relação ao desempenho ou aprendizagem. Conclui-se que a frequência autocontrolada de "feedback" é tão eficiente quanto a frequência externamente controlada na aprendizagem da habilidade motora específica lançamento do aparelho bola em crianças desta faixa etária.

Keywords : Aprendizagem Motora; Aprendizagem Autocontrolada; Habilidades Esportivas; Crianças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )