SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número03A educação física, o docente e a escola: concepções e práticas pedagógicasMetabolic regulation during sport events: factual interpretations and inadequate allegations índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

LEMOS, Anielle; CHIVIACOWSKY, Suzete; AVILA, Luciana Toaldo  e  GENTILINI, Ricardo Drews. Efeitos do "feedback" autocontrolado na aprendizagem do lançamento da bola da ginástica rítmica. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2013, vol.27, n.03, pp.485-492. ISSN 1981-4690.

O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da frequência autocontrolada de "feedback" na aprendizagem do lançamento da bola da ginástica rítmica. A amostra foi constituída de 24 crianças, de sete a 10 anos de idade, distribuídas em dois grupos em relação aos diferentes tipos de condições de "feedback": autocontrolado e externamente controlado. O estudo foi composto de uma fase de prática e um teste de retenção. Os resultados de um questionário revelaram que a maioria dos participantes do grupo autocontrolado solicitou "feedback" principalmente após as boas tentativas de prática, enquanto os participantes do grupo "yoked" indicaram ter recebido "feedback" nas tentativas em que o desejavam. Nenhuma diferença foi encontrada em relação ao desempenho ou aprendizagem. Conclui-se que a frequência autocontrolada de "feedback" é tão eficiente quanto a frequência externamente controlada na aprendizagem da habilidade motora específica lançamento do aparelho bola em crianças desta faixa etária.

Palavras-chave : Aprendizagem Motora; Aprendizagem Autocontrolada; Habilidades Esportivas; Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )