SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01Efeito da suplementação de creatina, associada ou não ao treinamento de força, sobre a peroxidação lipídica em mulheres idosas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

MEZENCIO, Bruno et al. Análise da validade dos parâmetros absolutos e relativos para o cálculo da potência anaeróbia no RAST. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.01, pp.07-11. ISSN 1981-4690.

O objetivo do presente estudo foi analisar a validade dos parâmetros de potência absolutos e relativos do Running-based Anaerobic Sprint Test (RAST) com base no teste de Wingate (WAnT). Doze voluntários do sexo masculino com idade de 25,50 anos (± 2,32) realizaram os testes RAST e WAnT. Foram observados valores significativos (p < 0,01) de correlação para a potência máxima absoluta (r = 0,76) e para a potência média absoluta (r = 0,74) dos testes, entretanto, os valores relativos apresentaram correlações não significativas (r = 0,54 e 0,27 respectivamente). Todos os parâmetros analisados apresentaram diferenças significativas (p < 0,01) na comparação entre WAnT e RAST. Desta forma, os resultados sugerem que apenas os parâmetros de potência absoluta do RAST são válidos. Assim ao aplicar o RAST para avaliação e/ou prescrição de treinamento, ou em pesquisas científicas, devem ser usados preferencialmente os parâmetros absolutos do teste.

Palavras-chave : Testes Anaeróbios; "Sprints" Repetidos; Wingate; Normalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )