SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue01Aptidão física relacionada à saúde de adolescentes participantes de programa esportivoAnálise do desempenho em atletas de elite no "Ironman" Brasil entre os anos de 2003 a 2010 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

KAWANISHI, Camilla Yuri  and  GREGUOL, Márcia. Validação de uma bateria de testes para avaliação da autonomia funcional de adultos com lesão na medula espinhal. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.01, pp.41-55. ISSN 1981-4690.

O presente estudo teve como objetivo criar e validar uma bateria de testes motores relacionados à atividade da vida diária (AVD), com o intuito de avaliar a independência funcional de indivíduos com lesão na medula espinal. Para tanto, foram selecionados 22 sujeitos por conveniência, com idades variando entre 20 e 53 anos. Esses indivíduos foram submetidos à realização de uma bateria de testes, a qual passou por processo de verificação da validação por conteúdo, objetividade e reprodutibilidade. Os dados foram tratados através de estatística descritiva, Análise de Variância (ANOVA- "one-way"), Coeficiente de Correlação Intraclasses e teste t-Student. Adotou-se a = 5%. Os principais resultados demonstraram que os testes que compõe a bateria possuem descrição clara, relacionam-se com AVD e possuem aplicabilidade, o que torna válido seu conteúdo. Além disso, todos os testes demonstraram alto grau de objetividade (p = 1,00 e F = 0,00) e reprodutibilidade (CCI > 0,85). A elaboração desta bateria de testes específicos para pessoas com lesão na medula espinhal pode ser uma ferramenta útil para avaliar de forma efetiva e com qualidade alguns parâmetros relevantes do seu dia a dia, de modo a analisar a independência dos sujeitos.

Keywords : Lesão Medular; Deficiência Motora; Medidas e Avaliação; Validação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )