SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01Validação de uma bateria de testes para avaliação da autonomia funcional de adultos com lesão na medula espinhalO "Kung Fu" no Brasil na perspectiva dos mestres pioneiros: problemas e perspectivas no uso da história oral como instrumental de análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

CARMO, Everton Crivoi et al. Análise do desempenho em atletas de elite no "Ironman" Brasil entre os anos de 2003 a 2010. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.01, pp.57-64. ISSN 1981-4690.

O objetivo do presente estudo foi analisar a evolução no desempenho no "Ironman" Brasil entre os anos de 2003 a 2010. Adicionalmente, verificamos qual modalidade apresentou maior influência sobre o desempenho final na prova. Foram analisados os 10 primeiros colocados da categoria elite masculino de cada ano avaliado. As diferenças entre os tempos foram analisadas por ANOVA, seguida por "post-hoc" de Tukey. O coeficiente de correlação de Pearson foi empregado para investigar a associação entre o desempenho total e o desempenho nas diferentes modalidades isoladas. Os resultados mostraram não ter havido evolução no desempenho ao longo dos anos, sendo observada grande variação nos resultados. Foi observada, ainda, correlação entre o tempo de prova no ciclismo e o tempo total (r = 0,82; p < 0,01), sendo que o atleta com melhor tempo no ciclismo foi, também, o campeão da prova em 75% das vezes. Por fim, concluímos que não houve evolução no desempenho ao longo dos anos analisados. Adicionalmente, o ciclismo parece ser a modalidade determinante para o sucesso do atleta no "Ironman" Brasil.

Palavras-chave : Desempenho Esportivo; Corrida; Ciclismo; Natação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )