SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01O "Kung Fu" no Brasil na perspectiva dos mestres pioneiros: problemas e perspectivas no uso da história oral como instrumental de análiseMomentos iniciais da educação física em Goiás (1917-1929) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

BOTH, Jorge et al. Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.01, pp.77-93. ISSN 1981-4690.

O objetivo do estudo foi avaliar o nível de associação entre os ciclos vitais e os parâmetros socioambiental (satisfação no trabalho) e individual (estilo de vida) do Bem Estar do Trabalhador Docente em Educação Física dos magistérios públicos estaduais da região sul do Brasil. Na investigação, 1645 professores responderam um questionário sócio-demográfico e profissional, além dos instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os testes qui-quadrado, razão de verossimilhança e regressão logística multinomial, na forma bruta e em dois modelos ajustados, foram empregados para avaliar as associações. Os resultados evidenciaram que a utilização de variáveis moderadoras nas análises ajustadas do constructo da satisfação no trabalho auxiliou na compreensão das alterações de percepções dos professores ao longo da vida. Situação contrária foi demonstrada na avaliação do estilo de vida, o qual revelou que a análise bruta foi a principal maneira de observar diferenças significativas na maioria dos componentes e no computo geral.

Palavras-chave : Faixa Etária; Carreira Docente; Satisfação no Trabalho; Estilo de Vida; Professores; Educação Física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )