SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitaisA eficácia organizacional na percepção do presidente da Federação Portuguesa de Canoagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

DIAS, Cleber. Momentos iniciais da educação física em Goiás (1917-1929). Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.01, pp.95-111. ISSN 1981-4690.

Este artigo analisa os momentos iniciais da organização institucional da educação física em escolas de Goiás, valendo-se de legislações, jornais, fotografias, livros de memórias e documentos oficiais como fontes. Desenvolvendo uma abordagem da história regional, o trabalho argumenta que o período entre 1917 e 1929 foi crucial para o início desse processo. Mais especificamente, uma combinação de interesses civis e militares, nacionais e regionais, de dentro e de fora de Goiás, parece ter sido o principal responsável por esse processo de construção social da educação física na região.

Palavras-chave : História; Memória; Esporte; Educação Física; Goiás.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )