SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01A participação dos pais na carreira das atletas femininas de ginástica artística: a perspectiva dos técnicosEducação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

CLEMENTE, Filipe Manuel; ROCHA, Rúben Filipe  e  MENDES, Rui Sousa. Estudo da quantidade de jogadores em jogos reduzidos de handebol: mudança na dinâmica técnica e tática. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.01, pp.135-145. ISSN 1981-4690.

O objetivo do presente estudo foi o de analisar os efeitos de diferentes formas de jogo (2 x 2, 3 x 3 e 4 x 4) de handebol no desempenho técnico e tático de alunos de Educação Física. Participaram no estudo oito alunos do sexo masculino (18,25 ± 1,04 anos de idade). Os indicadores que apresentaram diferenças significativas foram: contatos na bola, número de passes de ombro, passes de ombro completados e origem de pontos através de ataque organizado e contra-ataque. Conclui-se que as formas de jogo com menor número de alunos aumentaram a quantidade de ações técnicas e táticas, sugerindo-se estas formas numa fase inicial de aprendizagem.

Palavras-chave : Ensino; Educação Física; Jogos Reduzidos; Handebol.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )