SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01Estudo da quantidade de jogadores em jogos reduzidos de handebol: mudança na dinâmica técnica e táticaO imaginário do lazer e do lúdico anunciado em práticas espontâneas do corpo brincante índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versión On-line ISSN 1981-4690

Resumen

CARDOSO, Marcel Anghinoni; PEREIRA, Flávio Medeiros; AFONSO, Mariângela da Rosa  y  ROCHA JUNIOR, Ivon Chagas da. Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.01, pp.147-161. ISSN 1981-4690.

O objetivo desse estudo foi verificar o desenvolvimento de conceitos, níveis de aptidão física relacionados à saúde, e padrão de atividade física proporcionado pelas aulas de Educação Física (EF). Compuseram a amostra 40 alunos (24 meninos, 16 meninas) do ensino médio. A aptidão física (APF) foi avaliada mediante os testes sentar e alcançar, corrida de nove minutos e resistência abdominal em um minuto, pertencentes à bateria de testes da PROESP. Os conceitos foram analisados por prova teórica com questões objetivas. O escore de atividade física (ATF) foi estimado pela versão longa do International Physical Activity Questionaire (IPAQ). Em 30 aulas de EF os conteúdos de ensino se relacionaram aos conceitos sobre alongamento e exercícios gímnicos: ginástica intervalada e corridas. Encontraram-se mudanças significativas na resistência abdominal, flexibilidade e conhecimento para ambos os sexos e na resistência aeróbia para meninas, indicando que as aulas, trabalhadas mediante procedimentos de ensino visando à promoção da saúde podem modificar os conceitos e a aptidão física relacionados à saúde de alunos do Ensino Médio.

Palabras clave : Educação Física; Conhecimento; Aptidão Física; Ginástica Intervalada; Ensino Médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )