SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Aspectos da “drive for muscularity”em estudantes de Educação FísicaA história da Educação Física na educação profissional: entrada, saída e retorno à Escola Federal de Porto Alegre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

DOMINGUES, Marcio Pinto; CAVICHIOLI, Fernando  e  GONCALVES, Carlos Eduardo. Perspectiva ecológica na determinação de percursos desportivos contrastantes em jovens futebolistas. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.2, pp.249-261. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200249.

Pretendeu-se examinar as influências contextuais e sócio-ambientais nas atitudes e comportamentos dos jovens na sua participação desportiva. Participaram 24 jovens jogadores de futebol de um Clube de Orientação Profissional (COP), divididos em quatro escalões dos sub 14 aos sub 17. Participaram em entrevistas de grupo sobre a sua participação desportiva, caracterização do contexto de prática e relações interpessoais. O clima de grupo, entre os pares, foi positivamente referido pelos jovens como importante. A procura de estatuto e reconhecimento, a par da aspiração ao profissionalismo foi referido como importante no trajeto desportivo. Os pais são importantes agentes na participação desportiva e a relação do jovem com o treinador mostrou-se influente no clima motivacional percepcionado pelos jovens. Os resultados determinam importantes ativos a ter em consideração na construção da estrutura de treino em jovens inseridos em clubes profissionais. A participação desportiva dos jovens atletas precisa ter em consideração o contexto de prática de forma a promover um desenvolvimento positivo.

Palavras-chave : Ecologia prática; Participação desportiva; Jovens atletas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )