SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Perspectiva ecológica na determinação de percursos desportivos contrastantes em jovens futebolistasO discurso médico e a Educação Física nas escolas (Brasil, século XIX) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

SILVA, Eduardo Marczwski da  e  FRAGA, Alex Branco. A história da Educação Física na educação profissional: entrada, saída e retorno à Escola Federal de Porto Alegre. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.2, pp.263-272. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200263.

Esse artigo se propõe a contar a história da disciplina de Educação Física no currículo da mais antiga Escola Profissionalizante de Porto Alegre. O texto foi construído a partir da análise de documentos relativos ao ensino ministrado nesta instituição de ensino entre os anos de 1966 e 2012. Após a análise, a história foi contada em três categorias temáticas, às quais representam a entrada da Educação Física nos currículos da Escola; o desaparecimento da Educação Física dos currículos da Escola; e, o retorno da disciplina aos currículos da mais antiga Escola Profissionalizante de Porto Alegre. O recente retorno da Educação Física aos currículos dessa Escola ocorre em uma nova modalidade de ensino de nível médio (curso técnico integrado ao ensino médio) e indica uma mudança nos conteúdos historicamente desenvolvidos pela disciplina nessa Escola Profissionalizante.

Palavras-chave : Educação física; Currículo; Escola técnica; Educação profissionalizante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )