SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2The history of Physical Education subject in vocational schools: entrance, disappearing, and the returning to Porto Alegre’s Federal SchoolThe home advantage in soccer: comparision between Libertadores of American Cup and UEFA Champions League author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

COSTA, Luciene Henrique da; SANTOS, Marysol de Souza  and  GOIS JUNIOR, Edivaldo. O discurso médico e a Educação Física nas escolas (Brasil, século XIX). Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.2, pp.273-282. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200273.

Para os médicos, a reforma da sociedade não residia apenas nas ruas, nas avenidas, nas construções, enfim, em uma urbanização com base em preceitos da saúde. Era impreterível incutir uma reforma dos corpos, que ocorria primeiro no núcleo familiar através da educação higiênica na infância. É neste campo específico da Higiene que os exercícios físicos tornaram-se foco de interesse dos médicos. O objetivo deste estudo é descrever o contexto de escolarização da Educação Física mediante o discurso médico do século XIX. Para isto, realizou-se uma pesquisa histórica e documental que teve como fontes: as teses para a obtenção do título de doutor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e Bahia. Conclui-se que a mentalidade higienista colaborou para a lenta difusão dos exercícios físicos no contexto educacional do século XIX. Contudo a relevância da ginástica era secundária no projeto higienista.

Keywords : História da medicina; Educação física escolar; Higiene; Corpo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )