SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2The home advantage in soccer: comparision between Libertadores of American Cup and UEFA Champions LeagueStages of behavior change for physical activity among college students and associated sociodemographic factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

MARQUES, Renato Francisco Rodrigues et al. Formação de jogadores profissionais de voleibol: relações entre atletas de elite e a especialização precoce. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.2, pp.293-304. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200293.

Embora a literatura aponte malefícios da especialização esportiva precoce, sua aplicação permanece recorrente, embasada na crença que quanto mais cedo os treinos e a participação em competições se iniciarem, maiores serão as chances de sucesso no alto rendimento. O objetivo deste estudo foi investigar como ocorreu o processo de formação esportiva de 52 jogadores profissionais de voleibol masculino, atuantes no Campeonato Paulista e Superliga Nacional. O foco foi analisar a possível ocorrência de especialização precoce e de vivências esportivas diversificadas. Os dados foram coletados através de questionário por escrito e apresentados com estatística descritiva. Os resultados apontam que a maioria dos atletas não foi especializada precocemente e vivenciou práticas diversificadas durante sua formação, em diferentes modalidades esportivas. Os dados sinalizam para a tese que quando os treinamentos com foco nos resultados competitivos se iniciam após ou durante a puberdade há maiores chances de sucesso esportivo em comparação à especialização esportiva precoce.

Keywords : Especialização esportiva precoce; Voleibol; Especialização; Iniciação esportiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )