SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2A vantagem em casa no futebol: comparação entre Copa Libertadores da América e UEFA Champions LeagueEstágios de mudança de comportamento para atividade física em universitários e fatores sociodemográficos associados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

MARQUES, Renato Francisco Rodrigues et al. Formação de jogadores profissionais de voleibol: relações entre atletas de elite e a especialização precoce. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.2, pp.293-304. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200293.

Embora a literatura aponte malefícios da especialização esportiva precoce, sua aplicação permanece recorrente, embasada na crença que quanto mais cedo os treinos e a participação em competições se iniciarem, maiores serão as chances de sucesso no alto rendimento. O objetivo deste estudo foi investigar como ocorreu o processo de formação esportiva de 52 jogadores profissionais de voleibol masculino, atuantes no Campeonato Paulista e Superliga Nacional. O foco foi analisar a possível ocorrência de especialização precoce e de vivências esportivas diversificadas. Os dados foram coletados através de questionário por escrito e apresentados com estatística descritiva. Os resultados apontam que a maioria dos atletas não foi especializada precocemente e vivenciou práticas diversificadas durante sua formação, em diferentes modalidades esportivas. Os dados sinalizam para a tese que quando os treinamentos com foco nos resultados competitivos se iniciam após ou durante a puberdade há maiores chances de sucesso esportivo em comparação à especialização esportiva precoce.

Palavras-chave : Especialização esportiva precoce; Voleibol; Especialização; Iniciação esportiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )