SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Estágios de mudança de comportamento para atividade física em universitários e fatores sociodemográficos associadosA percepção dos alunos com deficiência sobre a sua inclusão nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versión On-line ISSN 1981-4690

Resumen

MACAGNAN, Leandro Del Giudice  y  BETTI, Mauro. Futebol: representações e práticas de escolares do ensino fundamental. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.2, pp.315-327. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200315.

Este estudo buscou caracterizar as práticas e identificar representações sociais de escolares sobre o futebol no âmbito da aulas de Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo etnográfico, que utilizou observação participante e entrevistas semiestruturadas, além de questionário, em uma turma de 29 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública na cidade de Bauru - SP. Os resultados indicam que as mídias e a família são os principais elementos que constituem as representações dos alunos sobre o futebol, e que o modo como a prática do futebol é desenvolvida na escola ao mesmo tempo as constrói e realimenta. Concluímos que as representações sociais são um importante meio que orienta as relações dos alunos com o futebol, na medida em que influenciam a orientação e organização das suas condutas. Todavia, isto não torna homogêneas suas condutas e valores, pois os alunos buscam no futebol a satisfação de algo que é também pessoal, como diversão e amizades.

Palabras clave : Futebol; Representações sociais; Educação física escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )