SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Futebol: representações e práticas de escolares do ensino fundamentalThe relationship between oestrogen and muscle strength: a current perspective índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

ALVES, Maria Luiza Tanure  e  DUARTE, Edison. A percepção dos alunos com deficiência sobre a sua inclusão nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.2, pp.329-338. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200329.

O estudo tem como objetivo investigar a inclusão a partir da perspectiva do aluno com deficiência dentro do contexto das aulas de educação física escolar. Participaram do estudo três estudantes entre 12 e 21 anos com deficiência física ou visual do sexo feminino. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas com roteiro pré-definido e anotações de campo como instrumentos de medida. A inclusão no contexto das aulas de educação física esteve vinculada a três fatores: adaptação, participação social e capacidade. Estes fatores agiram de forma dependente e complementar para a construção de um senso de pertencimento, aceitação e valor dentro do grupo.

Palavras-chave : Aluno com deficiência; Processo inclusivo; Educação física escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )