SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número03Cidadania e direitos dos jogadores de futebol na Democracia CorinthianaLos cuerpos de Foucault: una genealogía de los estudios foucaultianos en el campo de académico de la Educación Física en Brasil y en la Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

SILVA, Carolina Fernandes da; MONTEIRO, Alberto de Oliveira  e  MAZO, Janice Zarpellon. Os clubes de remo em Porto Alegre (RS) e a recomposição de fronteiras de identidades culturais. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.03, pp.441-452. ISSN 1981-4690.

O objetivo desta pesquisa é desvendar como, no cenário do remo, foram reorganizadas as fronteiras identitárias com a fundação do Club de Regatas Almirante Barroso, nas duas primeiras décadas do século XX. Para a efetivação deste estudo histórico foram utilizados principalmente os jornais porto-alegrenses que circulavam no período. A fundação do Club Barroso modificou o cenário do remo em Porto Alegre, no início do século XX. Até então, os demais clubes de remo demarcavam fronteiras identitárias entre teuto-brasileiros e luso-brasileiros. O Club Barroso, diferentemente, congregou estes grupos de imigrantes e seus descendentes para a prática do esporte no Lago Guaíba. As fontes revelaram que esse clube de remo foi o primeiro da cidade a agrupar representações de identidades culturais luso-brasileiras e teuto-brasileiras.

Palavras-chave : História do Esporte; Esportes Náuticos; Remo; Clubes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )