SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número03Recursos humanos, financeiros e materiais de atletas de basquetebol nas categorias de base e a percepção dos treinadores sobre a formação dos atletasCore y sistema de control neuro-motor: mecanismos básicos para la estabilidad del raquis lumbar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

SOUSA, Nilza Coqueiro Pires de; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França  e  CARAMASCHI, Sandro. O ensino da dança na escola na ótica dos professores de Educação Física e de Arte. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.03, pp.505-520. ISSN 1981-4690.

O objetivo deste estudo descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa, foi analisar se o conteúdo referente à dança está discriminado no Projeto Político Pedagógico (PPP) das Escolas; como se apresenta o ensino da dança nas aulas de Educação Física e de Arte; qual o conhecimento dos professores do conteúdo dança preconizado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s); qual importância é dada ao ensino da dança na escola e quais são os seus limites. Utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas para 64 professores efetivos de Educação Física e de Arte da rede pública estadual e municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Em síntese, constatou-se que esses professores não têm uma participação efetiva e coletiva durante o processo de construção do PPP educacional; que eles conhecem, mas aplicam muito pouco e com restrições os conteúdos de dança sugeridos pelos PCN’s; que estão relegadas basicamente às festividades escolares e que são muitas as difi culdades enfrentadas pelos professores no ensino da dança na escola. Conclui-se como necessária à união e integração desses educadores em prol do ensino da dança na escola, para que ela ocupe efetivamente seu espaço nas aulas de Educação Física e de Arte.

Palavras-chave : Dança; Projeto Político Pedagógico; Parâmetros Curriculares Nacionais; Educação Física; Arte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )