SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Efeitos de diferentes intensidades de exercício sobre a concentração sérica de interleucinasEfeito positivo da dica auditiva no padrão locomotor de pacientes com doença de Parkinson índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

RUBIRA, Marcelo Custódio et al. Pressão arterial e perfil lipídico em mulheres jovens: o papel da avaliação antropométrica. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.4, pp.553-560. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092014000400553.

Composição corporal tem importância fundamental para a qualidade de vida e é um forte preditor de mortalidade e morbidade nos seres humanos. A identificação e o monitoramento da quantidade de gordura corporal têm recebido atenção especial no que se refere aos aspectos relacionados com a promoção da saúde, não apenas de suas ações na prevenção e no controle das doenças cardiovasculares, mas também pela sua associação com fatores de risco, especialmente em níveis de lipídeos plasmáticos e da pressão arterial. Foi investigado a relação entre o índice de massa corporal (IMC) e percentual de gordura corporal (% GC) pela bioimpedância elétrica (BIA), com os níveis de pressão arterial (sistólica e diastólica) e lipídeos séricos (CT, HDL-c, LDL-c, VLDL-c, TG). Em um grupo de 57 mulheres (com idades entre 18 e 26 anos de idade), a obesidade foi detectada em cinco e 19 mulheres, IMC (≥ 30 kg/m2) e % BF (≥ 30%), respectivamente. IMC e % GC foram positivamente correlacionados com a pressão arterial (sistólica e diastólica), e altamente significativos no grupo dos obesos pelo % GC. Além disso, o IMC e % GC foram significativamente correlacionados com todos os lipídios e frações de lipoproteínas VLDL-C e triglicérides, respectivamente. Estes resultados sugerem que o % GC é um bom indicador de "obesidade oculta" em indivíduos com índice de massa corporal normal. Que o uso associado de IMC e % GC para melhor avaliar a obesidade pode melhorar o estudo dos níveis de pressão arterial e alterações de lipídios que é geralmente associada à obesidade.

Palavras-chave : Índice de Massa Corporal; Bioimpedância Elétrica; Obesidade; Pressão Arterial; Lipídios.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )