Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
versão On-line ISSN 1981-4690
Resumo
SANTOS-NAVES, Suziane Peixoto et al. Efeito da demonstração distribuída na aprendizagem do saque do voleibol. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2014, vol.28, n.4, pp.629-639. ISSN 1981-4690. https://doi.org/10.1590/1807-55092014000400629.
O presente estudo investigou o efeito da distribuição das demonstrações na aprendizagem do saque japonês do voleibol. Dezoito sujeitos foram distribuídos em três grupos: G1 (oito demonstrações anteriores à prática), G2 (quatro demonstrações anteriores e quatro na 40º tentativa) e G4 (duas anteriores, duas na 20º, 2 na 40º, duas na 60º tentativas). A execução de uma pessoa habilidosa na tarefa foi filmada e utilizada como forma de demonstração para todos os grupos. O experimento consistiu de pré-teste com 10 tentativas, fase de aquisição com 80 tentativas e teste de retenção após 24 horas com 10 tentativas. Os resultados mostraram que as demonstrações anteriores à sessão de prática levaram a melhoras no escore e a demonstração distribuída levou a melhoras no padrão de movimento.
Palavras-chave : Habilidade Motora; Aprendizagem Motora; Padrão de Movimento.