SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Monitoramento da carga interna de um período de treinamento em jogadores de voleibolConcordância e correlação entre três métodos distintos para quantificação da altura do salto vertical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

DIEGO RODRIGO, BOTH; SILVANA CORREA, MATHEUS  e  MAURI SCHWANCK, BEHENCK. Validação de equações antropométricas específicas e generalizadas para estimativa do percentual de gordura corporal em estudantes de Educação Física do sexo masculino. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.1, pp.13-23. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000100013.

O objetivo deste estudo foi verificar a validade das equações específicas de Guedes e Guedes(7) e das generalizadas de Petroski(9) em universitários do sexo masculino. A amostra foi constituída de 104 universitários de Educação Física com idade média de 21,7 ± 2,7 anos, submetidos à pesagem hidrostática (PH) e à antropometria (dobras cutâneas e perímetros corporais). Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre as medidas de percentual de gordura pela PH e nove equações de Petroski(9). Todos os resultados obtidos pelas equações de Guedes e Guedes(7) apresentaram diferenças significativas quando comparados com os da PH. Entre as equações analisadas, oito desenvolvidas por Petroski(9) apresentaram validade concorrente na amostra estudada.

Palavras-chave : Composição corporal; Universitários; Pesagem hidrostática; Antropometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )