SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Validação de equações antropométricas específicas e generalizadas para estimativa do percentual de gordura corporal em estudantes de Educação Física do sexo masculinoModelação multinível e delineamento longitudinal-misto na pesquisa em Educação Física e Ciências do Esporte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

FELIPE ARRUDA, MOURA et al. Concordância e correlação entre três métodos distintos para quantificação da altura do salto vertical. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.1, pp.25-34. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000100025.

O presente estudo teve como objetivo analisar a correlação e concordância entre três diferentes métodos para quantificação da altura do salto vertical: cinta de Abalakov (AB), tapete de contato (TC) e videogrametria (VG). Treze atletas de vôlei do sexo feminino. Realizaram três saltos verticais máximos com contramovimento sem o auxílio dos membros superiores. Os três métodos mediram a altura do salto simultaneamente. Foram realizados os testes de correlação de Pearson (r) entre cada par de métodos (AB x TC, AB x VG e TC x VG). Por fim, a concordância entre cada par de métodos foi avaliada através da análise gráfica de Bland e Altman. A menor correlação encontrada (r = 0,77; p < 0,01) ocorreu entre os métodos de VG e AB, enquanto que a maior correlação encontrada (r = 0,92; p < 0,01) ocorreu entre os métodos de VG e TC. Não houve concordância satisfatória entre os valores encontrados para os diferentes métodos, sugerindo que profissionais da área tenham cautela na comparação entre resultados de altura do salto vertical obtidos por diferentes métodos.

Palavras-chave : Voleibol; Abalakov; Tapete de contato; Videogrametria; Teste de potência; Biomecânica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )